quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PORTAL MOVIMENTO

.

UM PORTAL PORTENTOSO PARA UMA MÚSICA IDEM

Entre os meus sites prediletos está o Movimento – Portal de Música Clássica, sem dúvida de interesse de todos aqueles que gostam ou lidam com a Música, em geral, e querem estar atualizados e bem informados sobre eventos musicais no Brasil. Aqui o seu principal mérito: é um site de brasileiros para o Brasil, pois sua destinação primordial é o território nacional e os eventos que nele se realizam.

O objetivo maior do site – segundo se depreende de suas páginas – é prestigiar e valorizar a Música Erudita no Brasil. Para tanto elegeu quatro modos de operação específicos, configurando uma verdadeira linha direta de contato com os usuários.

1. É uma iniciativa inédita que abre espaço à divulgação de eventos (dia, hora, local, preço e obra) em todo o Brasil e a comentários sobre a obra, compositor e intérpretes, com ilustrações, sempre que possível.

2. Disponibiliza aos usuários vasto material de consulta para o aprimoramento da cultura sobre Música Erudita, inclusive sobre compositores, intérpretes e obras, viabilizando acesso à História da Música e a termos específicos.

3. Coloca à disposição dos usuários textos escritos por colaboradores dos mais diversos segmentos musicais, para que se tenha uma idéia aberta, e não dirigida, sobre a Música em geral. Notícias, Críticas, Destaque, Espaço do CD, Curiosidades, Artigos, Coluna e Perfil são tópicos desse item, em subseções específicas.

4. O quarto objetivo é a troca de idéias com o visitante. Estabelece-se uma via de mão dupla através da qual se fala com o usuário e este se comunica com o Portal e com terceiros interessados, através do Fale Aqui, do Fórum Dirigido e da Pesquisa.

O Portal está aberto a colaborações de terceiros, cujos trabalhos serão avaliados para análise de sua adequação aos objetivos propostos. Não tem fins lucrativos e não conta com o patrocínio de empresas ou entidades. Tem consciência da dificuldade de consecução de recursos e trabalha com a crença de que as pessoas que apreciam seu trabalho serão os seus mais importantes instrumentos de divulgação.

Nesse sentido, acredito que a contribuição dos interessados estará não apenas no acesso ao site, na troca de idéias e nas consultas, mas também na remessa de material de divulgação de eventos, como recitais, concertos, shows, etc.

Segundo o Diretor-Geral, Antonio Rodrigues:

“Queremos que nossos usuários acreditem em nossos ideais e possam nos ajudar nesta conquista. Uma das idéias é difundir o nosso Portal nos seus clubes de Internet. Todos que, de algum modo estão envolvidos com Música Clássica, especialmente as pessoas ou entidades de pouco poder financeiro ou político, entendem perfeitamente que não pode morrer este ideal que nos levou a criar este Portal, definitivamente postado ao lado da Música Clássica”.
.
Publicado em blog do mesmo nome, do autor, no Uol,
em 28/06/2004.
.

Um comentário:

  1. Pitacos transpostos do post original:

    [Tell] [http://www.tagarela.blogger.zip.net]
    Legal! Iniciativas como esta são sempre muito bem-vindas! Vou dar uma olhadinha agora mesmo!

    29/06/2004 23:20

    [Glauco Damas] [gd@glauco.damas.nom.br] [http://portugueshoje.blog.uol.com.br]
    E falando em Mozart... Vejam a absurda notícia que acabo de ler na BBC: http://www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/story/2004/06/040629_operaml.shtml

    29/06/2004 20:36


    RESPOSTA:
    Pois é, Glauco. Considero esse tipo de conduta como própria daqueles que, não tendo capacidade suficiente para criar uma obra marcante, usam as consagradas e nelas agregam seus próprios excrementos, digo, incrementos sensacionalistas para, em última análise, lucrar e se projetar. E, pelo jeito, o cara, esse aí, está conseguindo seus objetivos. Um abraço.

    [Glauco Damas] [gd@glauco.damas.nom.br] [http://portugueshoje.blog.uol.com.br]
    Ah, pronto! Amizade feita! :-)

    29/06/2004 18:44

    [Thiago] [thamos@uol.com.br] [www.wamozart.cjb.net]
    Opa... ouvi meu nome e vim correndo. Obrigado, Glauco, pela consideração e por me apresentar ao Sr. Ilton. O site está no ar desde quinta-feira passada. Pretendo atualizar o conteúdo e corrigir os erros, links quebrados etc., e farei tudo isso em julho, com a chegada das minhas férias e do upgrade que farei no meu computador. Fique à vontade, Ilton, para conversar sobre música, principalmente Mozart, e a visita no site será uma honra. Visitarei o seu site com mais tempo. À primeira vista, parece ser de muito bom gosto. Saudações, Thiago.

    29/06/2004 09:33


    RESPOSTA:
    MOZART
    Excelente a idéia de seu retorno. Vou colocar seu site ali do lado esquerdo.Como escrevi ao Glauco, a história de Mozart (li pelo menos uns quatro ou cinco livros sobre sua vida) sempre me comoveu por sua aparente resignação, sua capacidade de compor mesmo nas horas de maior amargura e sua incomparável criatividade. Wagner, com toda sua soberba, disse sobre ele: "O gênio monstruoso elevou-o acima de todos os mestres de todas as artes e de todos os séculos" in Mozart, Crônica de Vida e Obra, Kurt Pahlen, Melhoramentos, 1991. Grato pela visita.


    [Glauco Damas] [gd@glauco.damas.nom.br] [http://portugueshoje.blog.uol.com.br]
    Thiago, é este o blog, e é ESTE o post, sobre música erudita... É totalmente do seu interesse. (Ilton, estou indicando para um amigo MUITO culto e a quem interessa o assunto. Ele tinha um fantástico site sobre MOZART. Quem sabe você o convence a republicar o site...)

    29/06/2004 01:09

    ResponderExcluir

Dê o seu pitaco: