terça-feira, 24 de novembro de 2009

UMA RECAÍDA "BUENA"

.
Eu havia feito a mim mesmo a promessa de não mais criticar locutores esportivos. Depois que falei do Galvão Bueno, esses dias, assisti parte do jogo de vôlei masculino entre Brasil e Itália narrada pelo Datena e foi muito pior. Por isto a minha conformada decisão.

Mas não há como resistir. Dia 18, no revezamento 4 x 200, da natação feminina, quando a Joana Maranhão estava em último lugar, após elogiar a nossa equipe e seu esforço, o Galvão tascou: “Tá certo que estão brigando ali pela última posição”.

Meu filho e eu trocamos um olhar de cúmplice ironia mas não dissemos nada. Estou ficando muito tolerante e isto é ruim. Acho que é por causa da minha lombalgia.

Mas, pensando melhor, aí a centelha de uma idéia brilhante para uma nova modalidade olímpica.

Por exemplo: uma vagarida de bicicleta em que o vencedor fosse o último colocado. Vagarida é um neologismo que acabo de criar, como antônimo de corrida. Desculpem, mas não encontrei algo melhor. Estou receptivo a sugestões.

Claro, há necessidade de algumas regras básicas: dada a largada, o ciclista não poderia colocar qualquer dos pés no chão, pena de ser desclassificado. Nem retornar nem parar equilibrando-se: teria que ir para frente, em linha reta, numa raia de uns, digamos, no máximo 20 metros, para a prova não durar uma eternidade. Devagar e sempre.

O último a chegar conquistaria a medalha de ouro.

Então seria absolutamente possível “brigar pela última posição”.

Seria algo tão empolgante que a Rede Globo logo adquiriria direitos exclusivos de transmissão. Ela já faz isto com a Fórmula 1, muito menos emocionante! O Galvão, evidentemente, teria que ser o narrador...

Sem contar que estar-se-ia colaborando benevolentemente para a consagração do sábio preceito evangélico de que “os últimos serão os primeiros”. Até que enfim, em alguma coisa!
.
.
.
.
Publicado no Jus Sperniandi, do autor, no Uol,
em 19/08/2004.
.

Um comentário:

  1. Pitacos transcritos do original:

    [Carlos Damião] [carlosdamiao@brturbo.com] [http://carlosdamiao.zip.net]
    O Galvão Bueno é o Pra Frente Brasil com 30 anos de atraso. Otimismo nojento... eca!, como diz minha filha pequena. Carlos Damião

    20/08/2004 21:48

    [Luciana M.] [www.brotoejas.blogspot.com]
    Para onde consigo a ficha de inscrição? Sou imbatível na modalidade. :-)

    20/08/2004 16:45

    ResponderExcluir

Dê o seu pitaco: