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Ética, segundo o Houaiss Eletrônico (parte-se, intencionalmente, de um
conceito básico), é “parte da filosofia
responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem,
disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da
essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer
realidade social”. Por extensão de sentido, é o “conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa
e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade”.
A Ética da sociedade brasileira é o instituto social que mais sofreu mutações
na última década, principalmente através de motivações pífias que acabam se
integrando ao cenário social por compassividade daqueles que deveriam fazer
alguma coisa e se acomodam.
O mensalão, por exemplo, uma desonestidade federal, passou a ser
aceitável em nome da governabilidade e porque “sempre se fez isto no Brasil”. O
Caixa Dois do PT passou batido porque outros partidos fazem o mesmo. Quer
dizer, ao invés de se tomar medidas enérgicas visando cessar esse estado de
coisas, simplesmente se os agrega à nossa Cultura e a desonestidade passa a ser
aceita e, muita vez, louvada.
Isto serve de introdução a uma questão relativa à Ética bancária, que é movida
a lucro. Os bancos não cultivam essa parte da Filosofia com muita eficiência,
mas ela é objetivamente mencionada na correspondência que recebi, em agosto, do
Banco Itaú:
São Paulo, agosto de 2011. Ilton, Em setembro
de 2009 o Itaú Unibanco, por decisão interna, cessou a cobrança da Comissão de
Operação Ativa (COA), anteriormente prevista no contrato de seu cartão de
crédito. Verificamos, no entanto, que após essa data (setembro/2009) ainda
foram debitados em seu cartão n°************5066 (UNICARD VISA) valores
relativos à COA no montante de R$ 6,35, já atualizado pelo IPCA (índice de
Preços ao Consumidor Amplo). Obedecendo aos princípios de ética e transparência
que norteiam o relacionamento do Itaú Unibanco com seus clientes, informamos
que a devolução dessa quantia esta à sua disposição. Para que você possa
receber esse valor, pedimos a gentileza de entrar em contato com nossa Central
de Atendimento pelo telefone 0800 702 4985. Atenciosamente, Itaú Unibanco S/A.
Dá para perceber
como funciona a enviesada ética do Itaú Unibanco?
O
estabelecimento, solertemente, surrupiou, incluindo na linha de débito de meu
cartão de crédito a importância de R$ 6,35. Num lampejo ético (ou há algo mais
por trás disso?) apurou o equívoco. Então, o que deveria fazer? Simplesmente
creditar-me o valor, comunicar o fato e fim de papo. Mas não! Para reaver o meu
dinheiro que o Banco surrupiou EU preciso telefonar para o 0800 dele para, de certo,
autorizar o crédito.
Mais ou
menos como se eu fosse à padaria da esquina, comprasse R$ 6,35 de pão,
esquecesse de pagar e, chegando em casa, lembrando o equívoco, enviasse uma
carta ao padeiro pedindo que ele viesse a minha casa receber seu pagamento.
E o
Banco tem coragem de, na sua missiva, referir princípios de ética e transparência que norteiam o relacionamento do
Itaú Unibanco com seus clientes.
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