sábado, 19 de setembro de 2020

HOJE É O FERIADO MAIS CULTUADO DO RIO GRANDE DO SUL

Hoje é feriado no Rio Grande do Sul. Em 20 de setembro de 1835 os farrapos sitiaram Porto Alegre.

A Revolução Farroupilha, iniciada em março daquele ano e encabeçada pela elite riograndense, foi um movimento contra decisões da Coroa que onerou tributariamente produtos gaúchos (principalmente charque e couro) e facilitou o ingresso de produtos semelhantes do Uruguai e da Argentina, criando uma situação iníqua e economicamente prejudicial à província.

Há quem veja inspiração ideológica da Revolução Francesa, pois os insurretos pregavam a queda da Monarquia (o seu auge foi a proclamação da República Juliana, em Laguna, Santa Catarina). Seu lema era Liberdade, Igualdade e Humanidade.

No campo de batalha os farroupilhas foram vencidos. Por isto há gaúchos (sou catarinense) que desqualificam as comemorações: não se festeja uma guerra perdida.

Em 281 a.C. Pirro, Rei de Epiro, cruzou o Mar Jônio (hoje Adriático) com um exército de 28 mil homens (infantaria e cavalaria) e 20 elefantes para conquistar Roma. Venceu a batalha em Heracléia mas sofreu tantas perdas que, ao ser saudado por um oficial, retrucou: "Mais uma vitória como esta e estarei arruinado". A expressão vitória de Pirro integra a coletânea dos ditos populares e se usa sempre que se alcança um objetivo em que as desvantagens sobrepujam os benefícios.

Assim, se há vitórias que devem ser pranteadas há também derrotas que podem ser comemoradas. Os farroupilhas conseguiram, na pacificação, em 1845, um tratamento mais justo por parte da Coroa e, mesmo vencidos, não sofreram punições. Outras conquistas importantes e algumas vanguardistas: a dívida pública farroupilha foi assumida pelo Império, foram libertados os escravos que lutaram ao lado dos farrapos, as terras confiscadas foram devolvidas, os prisioneiros foram libertados e obteve-se autonomia para eleger o presidente da província.

Os farrapos não conseguiram instaurar a República. Mas o ideal foi semeado, contagiou outros movimentos Brasil afora, e ela veio em 1889.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o seu pitaco: