quinta-feira, 15 de outubro de 2020

VIDA BANDIDA, MAS NORMAL!


 

A equação existencial mais simples da vida é envelhecer e permanecer sempre jovem. Uma coisa exclui a outra e isto é questão de Biofisiologia mesmo.

Nem nos cabe escolher. Na verdade, vamos enrolando e tentando enganar o Tempo, esse incorruptível que “não para no porto, não apita na curva e não espera ninguém”, como diz a música popular de quando eu nem queria saber dessas coisas.

O Tempo vai jogando cracas no nosso organismo, retirando cores e nos transformando. As feições daquela foto do bebê fofinho tomam a forma macilenta, enrugada e manchada de um maracujá de gaveta.

Há coisas que até o espelho, envergonhado, esconde, e que só numa fotografia, ou numa filmagem, vamos constatar: uma tonsura exageradamente grande no cocuruto. Então sabemos que temos cabeça de motel: uma entrada, uma saída e uma cama redonda no meio.

Mas seus médicos — após certa idade terá que ter mais de um, pois você é dissecado em vida e separado em partes como um boi é repartido em cortes — vão afirmar, com cândida segurança, que você pode levar uma vida normal. A única coisa que muda é o conceito de “vida normal”.

Quem sofre de hipertensão pode levar uma vida normal desde que tome anti-hipertensivos pelo resto dela. Quem tem fibrilação atrial, pode levar uma vida normal, desde que tome um betabloqueador, um antiarrítmico e um anticoagulante. Se você tem gastrite crônica também pode levar uma vida normal desde que tome um da família dos prazóis. Se você tem dores na coluna pode levar uma vida normal, desde que faça fisioterapia continuamente e aprenda a viver feliz com ela, mas sempre lembrando que Darwin fracassou na teoria da evolução: ele esqueceu de dizer que, levantando-nos nos pés de trás, comprometemos nossa coluna em prol de uma postura mais digna e vertical.

Suas partes cartilaginosas crescem e você fica mais narigudo e orelhudo, sem que isto importe em que você se torne mais burro. Ou mais inteligente. Pelo contrário, muitas vezes, mas nem sempre.

Outras coisas também crescem, como a próstata nos homens, e se você chegar aos saltitantes 100 anos de idade tem chance de quase 100% de sofrer de câncer na glândula... Como estará com 100 anos seu médico naturalmente dirá que poderá levar uma vida normal. Ainda que tenha todas os outras doenças referidas acima. Afinal, se com todas elas você chegou aos 100 anos, qualquer tipo de vida daí por diante pode ser considerada normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o seu pitaco: