terça-feira, 12 de maio de 2020

ESTADÃO: A EXALTAÇÃO DA FOFOCA


Qual a motivação que leva um órgão de imprensa a insistir doentiamente na consecução de um objetivo no mínimo discutível e no máximo ilegal? Para que o Estadão quer que Bolsonaro divulgue os resultados de seus exames de coronavírus realizados há quase três meses, indo agora ao STF na busca desse objetivo? Qual a importância dessa divulgação?
O presidente, na ocasião, informou via twitter que os resultados do segundo exame foram negativos (17 de março). É de se crer que disse a verdade.
Mas vamos fazer de conta que o resultado foi positivo. O que fará o Estadão além de divulgá-lo? Publicará um Editorial grandioso e com lições vigorosas ensinando aos brasileiros alguma coisa transcendental e sublime, mesmo para os que não estão nem aí para esse tipo de fofoca? Significará isto a superação jornalística que transforma o mexerico em magnificência?
Nada disso! Apenas satisfará uma plêiade de leitores mórbidos e desequilibrados – o sensacionalismo da imprensa existe porque encontra leitores que apreciam escatologias – e proporcionará, ainda, que opositores de Bolsonaro usem dessa falácia para fazer estardalhaço e pura demagogia. Só isso.
E isso é muito pouco para quem já foi um dos maiores e mais confiáveis jornais do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o seu pitaco: