segunda-feira, 18 de maio de 2020

NÃO É BEM ASSIM



Isto significa o quê? Que o trabalho não liberta? Que a expressão “o trabalho liberta” não pode mais ser usada em nenhum contexto social, por indicar simpatia pelo Nazismo?
Essa é uma expressão universal. Não é porque foi usada pelo Nazismo que deve ser interpretada restritivamente ou não mais ser usada ou atribuir uma conotação nazista a quem a usa. Não se trata de direito autoral. Se eu acho que o trabalho liberta, vou ter que usar essa afirmativa. Ou usar sinônimos, significando a mesma coisa.
Quando comecei a estudar era costume cantar o Hino Nacional com a mão direita sobre o peito (sobre o coração), como demonstração de amor à Pátria. Depois a prática foi abolida sem que soubéssemos por quê. Mais tarde soube que a postura tinha conotação fascista.
O coração fica no peito. Colocar a mão sobre ele é uma expressão de afeto, em sentido amplo, em muitas civilizações e países do mundo, que nada têm a ver com Fascismo. Este, ou o Nazismo, ou qualquer outra doutrina, não têm o poder de monopolizar frases, gestos ou simbolismos universais nem de serem considerados proprietários deles.
A interpretação que esse órgão de imprensa faz é tão velhaco e insustentável que só pode ter brotado da malícia dirigida para deformar o verdadeiro sentido da frase e encaixá-la artificialmente nos seus propósitos do contra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o seu pitaco: