sexta-feira, 6 de novembro de 2009

APRESENTAÇÃO DE UM BLOG ANTIGO




. .
É a única coisa que nos resta. Quando o amigo não resolve, o vizinho se omite, o padre se limita a rezar, o delegado diz que não é de suas atribuições, a Justiça demora e falha, só resta exercer galhardamente o jus sperniandi, ou seja, o direito de espernear.

Usando da teimosia da barata esmagada por uma sapatada e que vai se debatendo e lutando ingloriamente até o fim.

Você se acha no direito de consertar o mundo e escreve e manda artigos para publicar. Eles são recusados – alguns solenemente outros sem solenidade alguma – porque não integram a linha editorial do jornal. Você envia cartas dando sua opinião de leitor e elas são ignoradas. Eles têm seus próprios critérios (censura?) e, acima de tudo, têm sempre razão.

Resta-lhe lançar mão da Internet, verdadeiro repositório da Democracia de Idéias, embora infelizmente, neste país, ainda seja reduzido o número de usuários, o que restringe a propagação do pensamento livre e descompromissado.

Ainda assim constitui um meio eficiente de expressão. A presciência de que alguém, ao menos um, poderá acessar a informação e, concordando ou discordando, habilitar mais um neurônio e ver uma nova luz, já motiva.

Este blog vem para os fins do nome: publicizar artigos que foram escritos e enviados a jornais e não publicados, alguns que foram publicados e outros que sequer foram enviados. Vai se ocupar, também, de curiosidades, atualidades políticas e sociais, música, artes em geral, poesia e o que acometer a cabeça do escrevinhador.

Não há compromisso e tudo vai depender do arbítrio deste, que chegou a uma fase da vida em que pode se dar ao luxo de eleger como um de seus principais misteres o duro trabalho de fazer absolutamente nada e isto pode ser bastante cansativo.

O dolce far niente, no caso, consiste em ver filmes, navegar na rede, ler, andar e pensar, que é o exercício mais salutar de todos, principalmente enquanto o pensamento contiver a cobertura da indignação ética.



Publicado em blog do mesmo nome, hospedado no Uol,
em 13/06/2004.
.

Um comentário:

  1. Olá! Acabo de descobrir o teu blog!risos Adorei a pintura! Voltarei mais vezes.

    20/09/2007 17:44

    ResponderExcluir

Dê o seu pitaco: