quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ESTAMOS EM FLORIPA

.

.
Até aqui – Florianópolis – tudo bem. Nunca uma viagem foi tão tranqüila. Principalmente porque quem dirigiu o tempo todo foi minha filha, que trocou a amenidade climática de Vila Velha-ES por uns dias frios aqui no Sul. Transferi o encargo de motorista para ela. Só não dormi porque não consigo dormir em veículos que se movimentam. Nem em camas-d’água de motéis.

A única situação de perigo nos foi proporcionada por um furgão da CELESC, próximo a Tubarão. Obrigou-nos a um desvio pelo acostamento por ter calculado mal uma ultrapassagem.

Mas o Damião, ontem, nos deu uma esperança. Disse que vão finalmente duplicar o trecho Sul da BR-101 que, de Araranguá até próximo ao trevo de Garopaba, é uma seqüência de rótulas interligadas por faixa asfáltica esburacada, irregular e estreita. Sem contar as “lombadas eletrônicas” que colocaram em vários pontos, para reduzir a velocidade e atrapalhar o trânsito.

Dava pena de ver os motoristas das rodovias secundárias que pretendiam entrar na principal, em que nós estávamos em fila quilométrica e lenta, principalmente próximo a Tubarão. Há os que devem estar ainda esperando a vez.

Alguém deveria alertar os mestres-de-obras responsáveis pelas nossas rodovias que trânsito lento não significa, necessariamente, trânsito seguro.

Assim como está, a cada rótula amontoam-se os caminhões, a marcha reduzida forma filas, aparecem os afobadinhos e com eles as ultrapassagens perigosas.

Se essas intersecções fossem mais racionais, todos levariam a melhor: os transitantes da faixa principal e os das perpendiculares que a buscam.

É claro, acima de tudo, precisa-se de prudência.

Sobre esse binômio formado por um conceito objetivo – a fluência – e outro subjetivo – a prudência – se assenta toda a segurança do trânsito.
.
.
.
.
Publicado no Jus Sperniandi, do autor, no Uol,
em 23/07/2004.
.

Um comentário:

  1. Pitacos transcritos do post original:

    [Glauco Damas] [glauco@glaucodamas.com] [http://portugueshoje.blog.uol.com.br]
    Que filha bonita!!!!!!!!!! Parabéns!

    02/08/2004 18:49

    [ivone] [iweirich@brturbo.com]
    A foto da Cissa está ótima. Faltou a da Ieda, que deve estar dormindo. Lemos suas façanhas. Boa viagem. Cuidado com o trânsito.

    23/07/2004 21:57

    ResponderExcluir

Dê o seu pitaco: