sexta-feira, 10 de abril de 2020

MANIFESTO ISOLADO DE UM VELHO ISOLADO.



Eu, Ilton Carlos Dellandréa, brasileiro aposentado com 68 anos de idade, envio este Manifesto a todos os administradores e governantes brasileiros, que não são idosos e que por isto têm muito o que aprender antes de ficar por aí jogando bosta no ventilador.


Não parece lógico que a humanidade não nasceu para viver confinada?
Não parece lógico que o confinamento de velhinhos lhes faz mais mal do que bem?
Não parece lógico que alguém com 60 ou 70 anos hoje não é necessariamente um inválido e que trancafiá-lo em casas ou apartamentos – principalmente em apartamentos – pode dificultar-lhes a mobilidade física e motora, tornando-o alguém com expectativa de mera vida vegetativa?
Não parece lógico supor que nenhum velhinho sairá deliberadamente à rua para contaminar ou para ser contaminado, porque têm discernimento do que é correto e do que é errado, do que é bom e do que é ruim, do que é certo e do que é incerto?
Não parece lógico que os velhinhos são, na grande maioria, avós que querem ver netos que moram longe, conviver com eles o máximo possível, abraçá-los, contar-lhes histórias e brincar?
Não parece lógico que idosos não podem se dar ao luxo de esperar demais por que a vida que têm à frente é bem menor do que a que já deixaram para trás, queiram ou não?
Não parece lógico que homens e mulheres que enfrentaram a vida dando duro, trabalhando, lutando, suando, pretendem continuar a vivê-la sem ter que se acovardar e se humilhar, pois não se acovardaram diante de outros perigos, até mais graves, antes?
Não parece lógico que a experiência adquirida ao longo de tantos anos permite aos idosos usarem mecanismos de defesa adequados para sua proteção, sem o bedelho estatal? Velhice não é sinônimo de idiotice.
Não parece lógico que os idosos pensam e sabem pensar melhor do que a maioria de vocês, políticos, que só pensam em eleições e dividendos eleitorais?
Não parece lógico que vocês só fazem jogo de cena, lutam com o imponderável e não nos dão perspectivas nenhuma, a não ser o empirismo agourento das bruxas medievais? Vocês são piores que o coronavírus.
Não parece lógico que corremos o risco de uma onda de suicídios, em futuro próximo, daqueles que vão quebrar, financeira e psicologicamente, mesmo entre os idosos?
Não parece lógico que o confinamento obrigatório de quem não comete crime fulmina o livre arbítrio e o direito de ir e vir do cidadão de qualquer idade?
Não parece lógico que ninguém gosta de ser tutelado – adolescente, adulto ou idoso – como se fosse mentalmente incapaz ou retardado?
Não parece lógico perceber que o culpado é o bandido mas que quem vai preso é o mocinho, mesmo que seja um mocinho velho?
Não parece lógico que sabemos pensar, temos discernimento suficiente, e não precisamos de ninguém que pense por nós, para o bem ou para o mal? É canalha esse pensamento de que velho tem que ser tutelado só por ser velho. Esse mundo em que vocês vivem foi criado por nós. Mas nós não criamos o coronavírus.
Não parece lógico que estamos condenados a viver confinados até o fim de nossas vidas? Qual a perspectiva de extirpação do coronavírus do mundo? Vocês são estúpidos o suficiente para não saber responder.
Não parece lógico que se restar um só contaminado o ciclo todo poderá recomeçar? E nós? Sadios, até onde permitem nossas condições, sem o vírus, mas isolados da sociedade como se fôssemos os leprosos de até meados do século XX no Brasil. 
Não parece lógico que velhinhos como eu, se a situação se agravar, vão procurar a Justiça e requerer um salvo-conduto para poder sair de casa, com todos os cuidados necessários? Correndo o risco que tiver que correr porque a vida, afinal, é uma sequência de riscos e fugir deles é a covardia de quase não viver.
Morrer? Morrer é a única certeza que todos temos. Quando nascemos, já começamos a morrer. Vocês também vão morrer; ou pensam que são eternos? Na verdade os velhinhos temos mais medo de morrer do que do coronavírus. E foi por aí que vocês nos pegaram. Mas não somos covardes! A covardia é mais de vocês do que nossa. Vocês é que têm medo do futuro. Principalmente de seus futuros políticos.
O que nos resta de vida é o que de mais importante temos hoje. E não podemos nos dar ao luxo de vê-la passar pela janela. Vocês vão nos devolver o tempo perdido? Não. Vocês estão perdidos no tempo.

Enfim, senhores mais novos que comandam os nossos destinos: se essas restrições que vocês estão nos impondo é para nos garantir a imortalidade física aqui na Terra, tudo bem! Se não, vão à merda!


Não parece lógico?


Um comentário:

  1. Perfeito. Expressa o sentimento de milhões e milhões de idosos, que de uma hora para outra - além dos já tradicionais problemas da "melhor idade" - tiveram o seu direito de ir e vir tolhido por decretos estapafúrdios que mudam ao sabor do vento, e mais políticos do que voltados à saúde. Quando teremos novamente estadistas dirigindo nossa nação e não uma classe que só pensa em si e seus direitos? Parabéns pelo ótimo texto, de um idoso (77) que nada mais espera da ampla maioria dos governantes que pupulam por aí.

    ResponderExcluir

Dê o seu pitaco: