sexta-feira, 10 de abril de 2020

UM MAGISTRAL EXEMPLO DE DESONESTIDADE


Foi Gilmar Mendes quem advertiu o presidente Bolsonaro sobre a possível exoneração de Mandetta. Mantenho o que disse dia 07, quando ainda ignorava o autor: sua atitude “é o suprassumo da desonestidade de um magistrado”.
Nunca vi, na minha vida nos tribunais, algum juiz, desembargador ou ministro agir dessa forma. Particularmente julguei ações contra prefeitos e políticos, mas eles só tomaram conhecimento de minhas sentenças depois de publicadas, como determina a Lei. Sem dicas anteriores nem comentários posteriores.
Se, em qualquer dos casos que julguei, tivesse advertido antes uma autoridade, teria que me declarar suspeito de julgar o processo. Além de legal, essa necessidade é Ética, Lógica e Moral. Gilmar Mendes não tem pejo de advertir e depois julgar a favor da parte contrária, ou a seu favor.
Isto depõe contra a confiabilidade da Justiça como um todo. Se um magistrado, ainda mais do Supremo, vem a público e com desenvoltura critica e adverte qualquer autoridade, está extrapolando do seu direito de manifestação. Os poderes são três e ao Judiciário não compete se imiscuir em assuntos políticos que possam derivar em processos ou promiscuir-se com quem poderá vir a ser processado e julgado pelo magistrado que o critica.
Os artigos de lei transcritos não referem, especificamente, o assunto. Mas para um bom e honesto intérprete está mais claro que o sol do meio dia num céu sem nuvens. Desde que não se limite exclusivamente à estúpida interpretação gramatical da Lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o seu pitaco: