sábado, 25 de abril de 2020

VAMOS EM FRENTE


Todos têm opinião formada e é inútil escrever a respeito. Mas aos que dizem que Moro deveria ser mais contido em suas declarações, eu diria que ele foi igual a Bolsonaro, que nunca teve papas na língua, sempre trovejou o que quis, e demonstrou isto mais uma vez em seu pronunciamento ontem na TV.
Ficam algumas dúvidas. Ele não desmentiu que tinha dado “carta branca” a Moro para a administração do Ministério, apenas disse que tinha o poder legal de demitir o Superintendente. Tinha mesmo. Todo presidente tem. Mas diante do compromisso com Moro, sua conduta foi desleal. Moro tinha uma profissão, era respeitado e bem sucedido nela, mas a abandonou para servir ao Governo, mediante certas condições que, no dizer dele, não foram observadas. Agora, Moro está sem emprego.
Bolsonaro afirmou que Moro concordaria na troca desde que fosse nomeado Ministro do Supremo em novembro quando sai – já vai tarde – o falso erudito Celso de Mello. Moro já respondeu e convenceu-me. Se ele quisesse isto, era só aceitar a troca. Duvido que Bolsonaro recusasse. Este precisa de alguém no STF que vire o placar e Moro serviria a isto sem precisar sacrificar sua juridicidade.
Bolsonaro diz que propôs escolher o novo superintendente através de sorteio. Brincadeira. Fazer sorteio num assunto tão sério em que ele já estava decidido e já tinha o nome do substituto? Não dá prá engolir, me perdoem. Essas coisas não se decidem como numa rifa de igreja.
E o ato de exoneração com a assinatura digital do Moro, que ele não apôs, tanto que houve republicação à tarde sem essa assinatura? Você já imaginou receber uma citação para uma execução judicial cobrando-lhe, como avalista, uma promissória que você não avalizou? Em outros termos, foi o que ocorreu. Acho isto muito grave, embora fosse difícil inculpar Bolsonaro. O responsabilizado seria algum funcionário de escalão inferior.
Bolsonaro teve a oportunidade de se manifestar depois. E a última impressão é a que fica, não dizem por aí?
Mas temos que ir adiante, apoiando o Governo, ainda que cada vez mais desencantado. Mas não preciso racionalizar e culpar Moro para seguir assim. E Deus nos livre de um recuo que permita à Esquerda reassumir os destinos da nação. Isto seria a instauração do caos e um retrocesso tenebroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o seu pitaco: