quarta-feira, 1 de abril de 2020

VER A VIDA PELA JANELA

Há uns dois anos eu vinha de Blumenau – quando farei isto novamente? – e próximo a Apiúna parei numa tenda para comprar um balaio. O vendedor, um senhor já de certa idade, me fez propaganda de todos, mas especialmente em relação a um, ele disse:
– Esse aqui o senhor pode levar sossegado que ele dura uns 40 ou 50 anos.
– Mas daí eu vou ter que deixar de herança! – respondi, brincando.
Nós rimos e comprei o balaio.
Isto para dizer que na vida de alguém avançado na idade, 40 ou 50 anos é um tempo inalcançável. O tempo que me resta pela frente é bem menor do que aquele que deixei para trás. E que por isto tenho ânsias, pressas e vontades de ver meus netos, brincar com eles, deixar eles me fazerem de gato e sapato até onde eu aguentar; de viajar novamente para a Alemanha, principalmente agora, diante da perspectiva de que lá há uma netinha a caminho – e corro o risco de nunca mais pode fazer isto.
Porque o importante é ficar em casa, em casa. Parece que nem ao quintal podemos ir. Impedem-nos até de nos imunizar pelo contágio. Eu preferiria me contaminar, me curar e voejar por aí. Sei! Sou do grupo de risco. Mas a vida é risco. A vida não é feita para o exercício de covardias.
Não quero ver o resto da minha vida simplesmente passando pela janela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o seu pitaco: